História

Em construção...


A Comissão Instaladora do “Centro Dia de S. Jorge da Beira” constituída por, José Saraiva Gavinhos, José Alves Pacheco, Padre Américo Tavares Coelho, Pedro Ramos Covita, Augusto Santos Pacheco, António Pacheco dos Santos, Jorge Almeida Batista, Carlos Batista Pereira, Alfredo Bernardino, José Augusto Saraiva e Isaura de Jesus Batista, reuniu, pela primeira vez, no dia 27 de Novembro de 1990, com o fim de constituir uma Associação de Solidariedade Social.
Esta comissão reuniu, ainda, nos dias 4, 11, 19, 27 de Dezembro de 1990 e 16 de Janeiro de 1991 para: apreciação de modelos de Estatutos de organizações similares; denominação da associação; nomeação dos cargos da Comissão Instaladora; apreciação de locais para a construção da associação e funcionamento provisório do “centro de dia”, assim como alguns aspectos práticos do seu funcionamento; e sobre a legalização da associação.

Centro de Solidariedade Social de S. Jorge da Beira foi a denominação escolhida por todos os membros da Comissão Instaladora e os cargos foram assim distribuídos:
·                   Presidente: José Alves Pacheco
·                   Vice-Presidente: Padre Américo Tavares Coelho
·                   Secretário: José Saraiva Gavinhos
·                   Vice-Secretário: Jorge Almeida Batista
·                   Tesoureiro: Carlos Batista Pereira
·                   Vice-Tesoureiro: António Pacheco dos Santos
·                   Vogais: António Pereira Batista Alves
             Pedro Ramos Covita
             Augusto dos Santos Pacheco
             Isaura de Jesus Batista
             José Augusto Saraiva
             Alfredo Bernardino

Depois de efectuar todas as diligências descritas, a Assembleia de Constituição de Associação de Solidariedade Social em São Jorge da Beira, reuniu pela primeira vez a 19 de Janeiro de 1991, com o objectivo de constituir uma Associação de Solidariedade Social cujo objectivo fosse contribuir, prioritariamente, para a promoção de S. Jorge da Beira podendo, no entanto, estender o seu âmbito de acção às freguesias mineiras circunvizinhas, através da prestação de serviços de apoio a crianças e jovens, à integração social e comunitária, protecção na velhice e invalidez e serviços médicos e de enfermagem.
Estiveram presentes os seguintes cidadãos residentes na freguesia:
  • José Alves Pacheco
  • Padre Américo Tavares Coelho Júnior
  • José Saraiva Gavinhos
  • Jorge Almeida Batista
  • Carlos Batista Pereira
  • António Pereira Batista Alves
  • José Alves Camba
  • Albertino Gonçalves Pereira
  • José Augusto Saraiva
  • Augusto dos Santos Pacheco
  • Alfredo Pires Batista
  • António Pacheco dos Santos
  • José Batista Paulo
  • Alfredo Branco Alves
  • Isaura de Jesus Batista
  • Alfredo Bernardino
  • Alfredo Alves José
  • Pedro Ramos Covita
  • José Bernardino Alves Simão
  • Alfredo Monteiro Batista
  • Francisco Pereira Batista
  • Paulo Jorge Campos Barata
  • Carlos Dias Genro
Foi eleita a Mesa da Assembleia Constituinte, que ficou constituída pelo Presidente, António Pereira Batista Alves e pelos vogais, José Alves Camba e Albertino Gonçalves Pereira.
Desta Assembleia nasceu então o Centro de Solidariedade Social de S. Jorge da Beira, assim como os seus estatutos e a comissão instaladora que ficou assim constituída:
Presidente: José Alves Pacheco
Vogais: Padre Américo Tavares Coelho Júnior, José Saraiva Gavinhos, Jorge Almeida Batista e Carlos Batista Pereira.

Entretanto, a Comissão Instaladora foi apresentando vários locais possíveis para o funcionamento do Centro Dia até chegarem à escolha final do local onde, hoje, funciona o Centro de Solidariedade Social de S. Jorge da Beira.


Em Junho de 1991 procedeu-se à assinatura dos Estatutos para serem entregues no Centro Regional da Segurança Social de Castelo Branco, bem como a Acta da Assembleia de Constituição.
Em Julho de 1991 foi acordado fazer-se um peditório e uma festa para recolha de dádivas e fundos para a construção do Centro de Solidariedade Social de S. Jorge da Beira.
Em de Agosto de 1991 a Comissão Instaladora reuniu para deliberar sobre a construção da primeira fase do projecto do Centro Dia, entregando a construção do Centro a um empreiteiro, Carlos Diogo dos Santos e ficando a Comissão de comprar os materiais necessários para a execução da obra. O prazo da Construção previsto foi de cinco meses.



Em Novembro de 1991 acordou-se fazer contactos com emigrantes, na época de Natal, assim como, contactos com os Centros Sanjorgenses nos diversos países, com o objectivo de sensibilizar essas comunidades para a necessidade e grandeza da obra a fim de contribuírem com as suas dádivas. Na mesma altura, e para fazer face a algumas despesas, o Sr. Alfredo Bernardino e o Sr. Alfredo Branco Alves prontificaram-se a emprestar o dinheiro para colmatar as mesmas. Acordou-se, ainda, a realização de vários eventos, tais como “Cantar as Janeiras” e a “Campanha do Cimento” com a colaboração de todos os membros da Comissão Instaladora bem como da participação da Banda Filarmónica e Rancho Folclórico, para angariação de fundos para colmatar as despesas.



Em Maio de 1993, reuniu-se a Comissão Instaladora do Centro de Solidariedade Social de S. Jorge da Beira para análise da situação económica e abertura do Centro Dia. Sobre a situação económica referiu-se a comparticipação de 5.000.000$00 (cinco milhões de escudos) por parte do Centro Regional da Segurança Social de Castelo Branco e para continuar a angariar fundos acordou-se a realização da festa de S. João no dia 26 de Junho de 1993. Na referida Reunião deliberou-se sobre a data da abertura do Centro Dia no dia 1 de Julho de 1993.
A partir desta data foi aberta a possibilidade da inscrição de associados.



Em Junho de 1993, após análise da situação financeira, a Comissão Instaladora do Centro de Solidariedade Social de S. Jorge da Beira recorreu a empréstimos de particulares: Alfredo Bernardino emprestou 1.000.000$00 (um milhão de escudos); Alfredo Branco Alves emprestou 200.000$00 (duzentos mil escudos) e António Francisco Pereira emprestou 3.000.000$00 (três milhões de escudos). Ficou acordado que o dinheiro dos empréstimos seriam devolvidos logo que possível, acrescido dos respectivos juros segundo o valor das taxas em vigor.

No dia 31 de Julho de 1993 procedeu-se à inauguração das Instalações do Centro de Solidariedade Social de S. Jorge da Beira, que contou com a presença de diversas entidades, nomeadamente o Sr. Presidente da Câmara do Covilhã, Dr. Carlos Pinto.

Posteriormente, delineou-se o regulamento interno da Instituição e respectiva aprovação, para, assim, poder entrar em vigor, nomeadamente quotas de sócios, refeições e aluguer de salão.

Em Junho de 1995 teve-se conhecimento que se iria receber da Fundação Calouste Gulbenkian quinhentos livros para enriquecimento e abertura de uma biblioteca na Instituição.
Ainda em Junho de 1995 foram apresentadas as contas do custo da obra pelo Dr. Carlos Barata, contabilista da Instituição, o qual deu um voto de louvor a toda a Comissão que esteve à frente da construção do Centro de Solidariedade Social, pelo empreendimento de 35.858.495$00 (trinta e cinco milhões e oitocentos e cinquenta e oito mil e quatrocentos e noventa e cinco escudos), gastos na construção e manutenção do Centro Dia até Março de 1995.
Em Julho de 1995, a comissão instaladora reuniu para delinear algumas actividades de carácter cultural: almoço convívio, baile e desfile de moda.

Finalmente, em Março de 1996 foram eleitos os corpos gerentes para o triénio 1996-1999 apresentando-se apenas uma lista que foi eleita e aprovada por unanimidade, ficando assim composta:
(nota: foi a eleição da primeira direcção a seguir à comissão Instaladora)

Assembleia Geral:
Presidente – Isidro Batista Pereira
1.º Secretário – José Alves Camba
2.º Secretário – Maria José Batista Alves
Vogal – Victor Manuel Mendes Castanheira

Conselho Fiscal:
 Presidente - Augusto Fernandes Almeida
Vogais – Teresa Almeida Batista
              Fernando Dias Genro
              Horácio Gonçalves Gaspar
Direcção:
Presidente – José Alves Pacheco
Secretário – José Saraiva Gavinhos
Tesoureiro – Carlos Baptista Pereira
Vogais – Ilda Pereira Almeida Gavinhos
            António Pacheco dos Santos

Nota: História baseada nas Actas da Direcção e Actas da Assembleia Geral